A RELAÇÃO ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS NAS ÁREAS DE INTELIGÊNCIA E DE INDÚSTRIA DE DEFESA NO BRASIL: um debate necessário

Authors

DOI:

https://doi.org/10.58960/rbi.2016.11.132

Abstract

O objetivo deste artigo é discutir a relação entre as políticas públicas delineadas para as áreas de inteligência de Estado e de indústria de defesa no Brasil. Nas últimas décadas, o acelerado avanço tecnológico das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) suscitou diversas consequências para a atividade de inteligência de uma forma geral. Contudo, embora o fortalecimento doméstico de determinados campos tecnológicos seja de fundamental importância não só para a área de defesa nacional, mas também para a de inteligência de Estado, observa-se que o debate sobre essa relação tem se desenvolvido ainda de forma incipiente no Brasil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Peterson Ferreira da Silva

Doutor em Relações Internacionais (IRI-USP) e, atualmente, pesquisador associado ao Laboratório de Estudos das Indústrias Aeroespaciais e de Defesa (LabA&D/UNICAMP) e ao Centro de Estudos Estratégicos do Exército Brasileiro (CEEEx/EME).

Published

2016-12-01

How to Cite

Silva, Peterson Ferreira da. 2016. “A RELAÇÃO ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS NAS ÁREAS DE INTELIGÊNCIA E DE INDÚSTRIA DE DEFESA NO BRASIL: Um Debate necessário”. Brazilian Journal of Intelligence, no. 11 (December). Brasília, Brasil:7-18. https://doi.org/10.58960/rbi.2016.11.132.